quinta-feira, 3 de abril de 2008


Sinto falta das facilidades de resolução de problemas tomadas pelos meus heróis de infância. Que tal uma ratoeira para um rato, um bico para o pica-pau, o zaz do Chaves, os poderes das powerpuff girls? Queria ter um teletransportador para um universo onde a gente pudesse tomar sorvete e não engordasse, correr, mas não cansar, ter mais tempo para estudar, ou, quem sabe, já nascer com o processo evolutivo do cérebro de Da Vinci. Queria um puta mundo mais legal.


Esse texto é perfeito, coloquei um trecho apenas. P. Mendes Campos se refere ao livro Alice no País das Maravilhas, observando alguns episódios para auto-reflexão. O tal livro é infantil, mas, ao mesmo tempo, não é.

"Os milagres sempre acontecem na vida de cada um e na vida de todos. Mas, ao contrário do que se pensa, os melhores e mais fundos milagres não acontecem de repente, mas devagar, muito devagar. Quero dizer o seguinte: a palavra depressão cairá de moda mais cedo ou mais tarde. Como talvez seja mais tarde, prepara-te para a visita do monstro, e não te desesperes ao triste pensamento de Alice: "Devo estar diminuindo de novo". Em algum lugar há cogumelos que nos fazem crescer novamente.E escuta esta parábola perfeita: Alice tinha diminuído tanto de tamanho que tomou um camundongo por um hipopótamo. Isso acontece muito, Mariazinha. Mas não sejamos ingênuos, pois o contrário também acontece. E é um outro escritor inglês que nos fala mais ou menos assim: o camundongo que expulsamos ontem passou a ser hoje um terrível rinoceronte. É isso mesmo. A alma da gente é uma máquina complicada que produz durante a vida uma quantidade imensa de camundongos que parecem hipopótamos e de rinocerontes que parecem camundongos. O jeito é rir no caso da primeira confusão e ficar bem disposto para enfrentar o rinoceronte que entrou em nossos domínios disfarçado de camundongo. E como tomar o pequeno por grande e o grande por pequeno é sempre meio cômico, nunca devemos perder o bom humor." Paulo Mendes Campos, Para Maria da Graça

Um comentário:

Unknown disse...

adorei o texto e a imagem tb =]
ms confesso que AMEI o outro textinho que vc msm escreveu haha xD
lindo demais!