sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Na lama

o homem vive preso na lama barrenta do mangue, o mangue de Chico Science, do rio Capibaribe, a lama do fundo do poço da nossa casa, presa às nossas pernas, aos nossos braços, prendendo-nos a um ambiente salobro e distante da assepsia das nuvens. o homem anda feito caranguejo atolado no mangue. o homem gosta do mangue. sentado em pneumatóferos, ele investiga a sua natureza com um afinco laboratorial, cada profundeza de si mesmo é devastada como um pescador devasta o interior de uma puta, puta de verdade, que dá até em trapiche. o homem se estupra. e se sente cansado. mas não goza, como o pescador gozaria com a puta do trapiche. o homem, na verdade, é atrofiado do coração. cortou as suas antenas de percepção e sente pouco amor e pouca dor. talvez mais sinta algo superficialmente, um pequeno apego, mas, nas profundezas, é atrofiado. eu digo: o homem é feito caranguejo no mangue. atrofiado. atolado na lama. imovível – inerte. o problema é a pele, a casca que o trancafia, que me trancafia, que me impede de sair de uma prisão, que nos impedem de sairmos da prisão, e o ambiente não ajuda o ambiente não coopera, já falamos sobre isso, o ambiente nos atola na lama, na massa, na merda. o homem do mundo vive atolado. se for paulista se atola no Tietê se for gaúcho no Guaíba se for francês se atola no Sena, se atola com mais luxo, mas se atola, sim, se for de Recife se atola no Capibaribe. ou no canal da Agamenon. o homem não sente, o homem não transa, nem faz amor, nem fode, nem nada, o homem não pinta, não dança, o homem pensa. pensa. pensa. ou até nem pensa. mas se pensa só pensa. e não sai do canto. é feito caranguejo atolado no mangue. é. o homem não sai do canto. não canta, nem tem alguém para cantar os seus milagres, como cantou Chico Science o milagre dos caranguejos.

3 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

1. sem inspiração né? mas voce é uma fanfarrona :))
pra mim, cada post seu é um best-seller :)
(agora... comentários escritos antes das palavras acima. vou dividir em 1. e 2. antes de ler seu post, fiz logo o "2.", foi aquela resposta emocional; depois li o post, fiquei deslumbrado e escrevi o 1. e depois construi um parêntese e comecei a escrever dentro dele e vou fechá-lo agora)
2. não precisa se desculpar. qm desculpa-se sou eu. nao vi ainda o filme :/
é verdade quanto à ponte. eu fiquei triste pq nunca mais te vi. acreditando você ou não, eu segui mto minha intuição tempos depois daqueles dois incríveis encontros. era como se fosse filme. foi estranho e bom. es-bom-tranho. isso! aí eu perguntava: intuição minha q acho que moras aí na cuca, vou por qual ponte? a do 1 encontro ou a do segundo? aí nunca mais te vi desde então e até comentei hoje sobre naruto com uma colega q me fez lembrar da outra oportunidade em q poderia ter te encontrado de novo. feirinha japonesa tenha toda época q bai puder ir! :D eu quero te ver de novo. durante essa semana (10 até 14) nao irei de carro nem ao estágio nem a faculdade, só pra ver se te encontro. se nao der certo, marquemos pois. Beijo!

Kau Bispo disse...

Eu pensei que eue era dramática ahahha muito bom texto Bai! =D
pois é, espero comer abobora que vi a foto e fiquei cara eu quero!
saudades =****

Kau Bispo disse...

oxi tu nao aparece no followtu add de outra maneira?