quinta-feira, 19 de julho de 2012

condicional

se eu tivesse dito o que eu havia pensado, naquele dia tudo seria diferente. se eu tivesse dito, se você tivesse escutado, se a gente tivesse sentado um pouquinho mais cedo, pra conversar um pouco. se você tivesse chegado mais cedo, a gente teria sentado mais cedo e ninguém haveria chegado e a gente teria conversado tudo aquilo que tínhamos pra dizer. a gente teria sentado, eu teria feito um café e comecaria a dizer tudo o que eu havia pensado aquele tempo todo.

talvez se você não tivesse chegado, eu não teria pensado tanto e não sentiria tanta necessidade de dizer tanta coisa que pensei. também não teria tido a vontade de que tudo fosse diferente. porque mudar é bom demais, a gente sabe. se a gente tivesse conversado... mas o tempo, naquela época, parecia longo demais. e eu pensei que, talvez, se deixássemos pra depois aquele dia de conversa, seria melhor. ah, se você tivesse chegado um pouquinho mais cedo naquele dia!

eu teria dito tudo. tudo o que eu achava que melhoraria o que, naquele tempo, eu sentia por dentro. você teria dito que não tinha muito o que dizer, mas que tudo bem me escutar. eu sabia que você não escutaria, por isso não falei. mas eu tinha me programado pra dizer. eu tinha ensaiado. mas você demorou e todo mundo chegou e não conversamos e não esclarecemos e hoje, eu aqui, você ali, somos testemunhas de que o tempo nem é tão longo assim.

ai, se eu tivesse dito o que eu havia pensado. tudo seria diferente. ai se. se. se. e esses verbos condicionais que atrapalham tudo?

Nenhum comentário: