quinta-feira, 30 de abril de 2009

Princípio da Incerteza

Da incerteza, a gente sabe. Eu sei. Virginiana. Eu sei. Na verdade, não sei se sei, ou se devo saber, ou se se sabe algo sobre incerteza. Mas aquela dúvida, aquela certeza que ainda não se concretizou, sim, eu sei. Quando vou na padaria e vejo aquele sonho ma-ra-vi-lho-so, penso: Eu quero! Mas logo vem a dúvida, todos os contras aparecem como uma enxurrada de interrogações e todas as vontades são cortadas como facões na cana-de-açúcar. Volto de cabeça baixa pra casa... E penso: melhor prevenir que remediar. Tem a balança, tem a estética, têm as celulites, tem a espinha, a diabetes... Tem tanta coisa que é melhor partir pra maçã. Afinal, a maçã é rica em vitaminas, limpa os dentes, tira o mau hálito, melhora a pele... Posso falar que, de incerteza, sou grã-mestre! Basta ir ao shopping. Basta escolher a jeans. Basta ir à sorveteria. Basta ter de tomar uma decisãozinha que a cabeça vira ao avesso... E sento, cruzo as pernas, descruzo as pernas, analiso os fatos, peso os prós, as conseqüências, os prazeres e dores e... Não decido nada. Por isso, digo: não posso ser juíza, médica, empresária, delegada... Não posso mexer com números, porque também exige noções exatas e... Talvez por isso eu tenha uma certezazinha, mísera certeza que, admito, penso em mudar muitas vezes, que é a de ser jornalista. Porque jornalista pode mudar de opiniões de acordo com o jornal onde trabalha, de acordo com o fato do dia, afinal... São tantas novidades de um dia para outro! Jornalista é cabra safado e, por isso, pode ser socialista-marxista influenciado pelas teorias sexuais e sodomitas de Lênin e, ao mesmo tempo, um gordo capitalista bigodudo influenciado pelas teorias conspiratórias de Ronald McDonald. Basta trabalhar na Carta Capital, ou na Revista Veja. Fantárdigo. Mas penso em fazer Direito. Ainda. Pra quê ter a certeza, não? Pelo menos da incerteza, a gente sabe.

Quanto aos princípios, não sei se a gente sabe, mas pelo menos tenta saber. Sei que, de acordo com os meus princípios, comer maçã é mais saudável que comer o sonho da padaria. Mas é menos gostoso. Então... Devo comer a maçã ou o sonho? O que é mais importante, o gostoso ou o saudável? E nós devemos amar por nós mesmos ou amar só se formos amados? E devemos fazer sexo quantas vezes ao dia? Devemos fazer sexo? Ou devemos procriar? Como falar de princípio da certeza se as certezas são tão inconstantes? Como falar do princípio da certeza se os princípios são tão inconstantes? A verdade, a verdade mesmo, é que eu (só posso falar de mim quando falo de princípios) procuro os princípios (mesmo inconstantes) para colocar ordem nesse regimento sinuoso e incoerente imposto ao virginiano, ou a Bárbara, não sei. Mas são eles, os princípios, que me guiam para um aperfeiçoamento, uma busca interna de mim mesma. Talvez sejam esses princípios que regem as minhas incertezas. Jorgito, talvez exista mesmo o Princípio da Incerteza!





2 comentários:

Ana Vallestero disse...

Você não esta so nesse mundo

^^

Eu mesma nao sei se tomo cocacola porque tem agentes viciantes que me fazem depender dela alem do estato social ou se bebo saci cola .... hauahaua brincadeira

te amo minha flor

isso é certeza

;c***********

Jorge Cerqueira disse...

nao sei como esse escapou :) é pq nao era um seguidor, só pode :)
zenzazional, mais um zenzazional! :)
a incerteza deve ser irmã da indecisão. mas sobre a decisão, aprendi q: "a má execução prejudica menos que a indecisão e a estagnação estraga mais as coisas que o movimento. a causa está não na perplexidade, uma vez que vemos com clareza suficiente, mas na falta de iniciativa".
acho q o principal dos princípios é ir buscá-los. princípio e principiar podem ter alguma ligação metafísica. assim sendo, a sua busca pelos seus princípios e a decisão de segui-los é um colossal sinal de que começaste bem e com uma fá nos bons inícios, creio que o final desse filme será realmente gran, gran finale :)
ótimo começos e recomeços! :*