quarta-feira, 22 de outubro de 2008

- Você é...?
- Ahn? Você sou eu!
- Você não sou eu...
- Sou sim você e você sou eu. Que loucura. 
- Loucura o quê?
- Você sou eu, fica parado.
- Mas se eu sou você, devo me mexer. Você se mexe.
- Estou parado agora. Estou alucinado.
- Por você eu estou alucinado.
- Oh céus. Lenda de Édipo-Rei! 
- Lenda dos céus, Oh Lindo Édipo-Rei!
- Não desordene minhas palavras.
- Não, desordeno suas idéias.
- Muito menos minhas idéias!
- Desordeno menos as minhas, muito as suas.
- Quem é você?
- Para você, sou você. Para mim, sou o que há de profundo seu. Que por ser profundo e nebuloso, nem você sabe que é você. 
- Você diz que não sou profundo?
- Vá além da imagem do espelho, meu caro. Espelhos tanto refletem a realidade, quanto as distorcem. Vá lá entender por que os mágicos usam espelhos, quantas alucinações já foram feitas por eles!
- Hum? Estou sonhando.
- Sonhos vão além do superficial. Provavelmente sim. Ou não. Talvez você tenha atingido as iluminuras da realidade impenetrável.
- Tem porta secreta para isso?
- Você entrou em alguma porta secreta?
- Não.
- Você entrou dentro de si.
- Então você está dentro de mim e eu estou conversando com uma pessoa estranha que, por milagre, está nas minhas entranhas?
- Não. Você não entendeu. Eu sou você e você se atingiu, ou me atingiu, não importa, já que somos a mesma pessoa. A grande diferença é que eu sou profundo e você não é. Eu estou nos seus sonhos, nos seus momentos de verdade. Eu estou na sua pureza e na liberdade dos seus pensamentos. Você está nos seus dias, nos seus papéis e não entendo a sua dificuldade na compreensão de tal simplicidade! Logo você, que assume tantas personagens por dia! Ao mesmo tempo em que parece entender absolutamente os seus falsos papéis, não consegue atingir a sua essência mais verdadeira: não me atinge.
- Como faço para me atingir?
- Como? Me faço para atingir.
- Você troca minhas palavras.
- Desculpe. Desculpe. Às vezes preciso encarar essas situações com humor. Pois bem... Você precisaria, no mínimo, meu caro, pensar sobre você. Pesar. Não dinheiro. Pesar seus feitos e desfeitos. Entende?
- Não sei o que falar. Não entendo. Não quero entender.
- Isso é claro: eu sou você e preciso que você me deixe ser. Ou se deixe ser. 
- Estou atordoado!
- Se quiser, será livre. Se não, amanhã me esquecerá.

Escuridão. Luz!
- Bom-dia! É-hora-de-acordar. São: cinco-horas-e-trinta-minutos. Pelo-agendado-você-tem: café-frio,levar-as-crianças-para-o-colégio, trabalho-intenso-até-as-16-horas. Sem-intervalos. Corra. Tempo-é-dinheiro. Tempo-é-dinheiro. Tempo-é-dinheiro...

Nenhum comentário: